Marcar o Rumo

Faço nova incursão na área política apenas para realçar que Sócrates, apesar dos abalos do caso da sua Licenciatura e os erros da Ota, continua a saber mover-se nos media bem melhor que os seus opositores. Isto a propósito da futura presidência europeia de Portugal que terá como principal tema o “tratado simplificado”.

Sócrates foi rápido em afirmar que o “mandato preciso” que foi entregue a Portugal significa uma grande responsabilidade e uma oportunidade para nos afirmarmos a nível internacional. Mais comedido, Cavaco Silva não deixou de sublinhar a importância do tratado vir a ter o nome de Tratado de Lisboa. É por isso tempo de união entre as forças políticas.

A conversa dos grande desígnios nacionais não é nova e continua a revelar-se a melhor forma de formar consenso neste país sempre nostálgico de uma grandeza que se foi e disposto a mostrar ser mais do que aquilo que todos os outros acham que é. Pessoalmente, penso que qualquer aspirante a uma carreira política em Portugal devia estudo com cuidado “A Mensagem” de Fernando Pessoa, que é uma obra que retrata com exactidão o povo português.

Afirmar a importância desta presidência portuguesa – algo que é verdade – Sócrates coloca já travões a possíveis investidas da oposição que não poderá “ir contra” os desígnios nacionais sob o risco de hipotecar os seus resultados eleitorais em 2009. Em termos práticos, significa abdicar do referendo prometido que poderia servir para fragilizar Sócrates.

O rumo está traçado por Sócrates e, a menos que haja uma resposta rápida por parte da oposição, o Governo de maioria PS terá 6 meses de pausa que poderá utilizar para recuperar crédito e garantir a reeleição. Pode parecer o contrário, mas Sócrates – e quem o aconselha – sabe muito de política.


  1. Adorei o seu blog muito dez!!! Está de parabéns! Muito interessante!
    ah se puder acesse meu site também da nossa clínica de psicoterapia e terapias alternativas!
    http://www.haraterapias.com.br/inicio.html

    grande abraço,
    Clarissa

  2. Parabéns adorei seu blog!! bem interessante! se também puder visitar meu site de emprestimo, ficarei muito grato é o Canal do Empréstimo http://www.canaldoemprestimo.com.br

  3. selam bende katılabilirmiyim acaba

  1. 1 Erro Para o Futuro « PubADdict

    […] 28, 2007 in Psicologia Social, Social Psychology, PR Há dois dias elogiei a forma como Sócrates vai usando a comunicação social a respeito da presidência portuguesa da […]

  2. 2 Erro Para o Futuro at PubADdict

    […] Há dois dias elogiei a forma como Sócrates vai usando a comunicação social a respeito da presidência portuguesa da UE para conseguir vantagem sobre os seus opositores e afastar as atenções dos recentes imbróglios que o seu governo se meteu. Com o discurso do desígnio nacional, Sócrates ia conseguir afastar da agenda as questões por esclarecer a respeito da sua licenciatura e veria a questão do novo aeroporto de Lisboa cair para um segundo plano. […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: