Gordura Já Foi Formusura

Ao ver algumas campanhas publicitárias que por aí vão surgindo tenho a sensação que muitos profissionais vivem num mundo fechado não se dando conta da realidade que se vai vivendo cá fora. Uma ideia pode ser excelente quando avaliada de um ponto de vista neutro, mas para se tornar num anúncio há que avaliá-la na perspectiva da sociedade. As normas sociais regem o comportamento dos seres humanos e atacá-las nem sempre é uma boa opção por parte de uma marca.

Não quero com isto dizer que toda a publicidade deva ser socialmente correcta. Normalmente a melhor é aquela que desafia os convencionalismos. Mas esse tipo de publicidade resulta em marcas e produtos cuja identidade seja a de ir contra o status quo e não para quem se move num mercado que não provoca divisões sociais.

Vem isto a propósito da campanha para linha de iogurtes Fit Light, onde se aconselha as mulheres de que os gostos dos homens não mudam e que portanto têm que emagrecer. Lançar este tipo de publicidade numa altura em que se vai gerando um movimento anti-estereótipo de beleza feminina centrada no ideal de top model, vindo de um país onde recentemente se registaram mortes mediáticas devido à anorexia foi tudo menos prudente tendo em conta a reputação da marca. O buzz em torno da campanha tem sido muito, infelizmente não do tipo que qualquer director de marketing gosta de ouvir. Para a próxima convém avaliar se vale a pena assumir uma postura agressiva sobre um tema que tem gerado controvérsia e cujas simpatias sociais se encontram no oposto das que pretendemos defender.

Ficam abaixo os anúncios:

fit1

fit2

fit3

Copy: Esqueça. O gosto dos homens nunca vai mudar.

Agência: Salle Chemistry, Brasil

Via: Twenty Four


  1. “onde se aconselha as mulheres de que os gostos dos homens não mudam e que portanto têm que emagrecer.”

    Muito sinceramente, nem 8 nem 80! Uma mulher pesar 40 kilos é pouco…mas as do anúncios em questão são mais que “fortes”…são gordas! Não quer dizer que não hajam homens que gostem..mas não serão de certeza a maioria.

    Não concordo com esse “politicamente correcto” . Uma mulher com 1.70 ter 50 kilos é perfeitamente saudável. Que a maioria das mulheres não consiga atingir esse nível de forma, tudo bem. Pior é por não conseguirem querem proibir. Há limites para tudo.

  2. a da primeira foto é bem bonita, as outras já são demais. sinceramente, prefiro ver a primeira do que ossos de sacos e ossos. é pena. adoro o meu corpo com as curvas que tem e gostava de ter nascido no tempo da ‘gordura é formusura’.. nao sou gorda mas tambem nao sou propriamente o ideal de modelo de beleza que agora andam a espalhar… raparigas esqueleticas, que sao tudo menos bonitas.




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: