Youtube Mobile Lançado

Está feito! O Youtube lançou o seu serviço mobile livre de acordos de exclusividade com operadores de telecomunicações móveis, facto que já anteriormente havia referenciado como provável.

O serviço pode ser acedido através de http://m.youtube.com, sendo o utilizador avisado desde início que por se tratar de um serviço que faz uso intensivo de pacotes de dados se recomenda que adira a um pacote de dados do seu operador de elevada capacidade ou mesmo ilimitado. A empresa livra-se de chatices futuras com o aviso, os operadores agradecem a recomendação, os utilizadores reconhecem o conselho e a preocupação! 

Na página inicial (após o disclaimer) encontram-se os 10 vídeos com melhor votação, estando mais abaixo disponível uma barra de pesquisa e a possibilidade de ordenar os vídeos por outro tipo de critério como “Most Viewed” ou “Top Favorites”. A quantidade de vídeos disponível no serviço ainda não atinge (nem sequer se aproxima) daquela que é acessível via web, uma situação que os responsáveis do Youtube esperam melhorar no futuro.

Dos cinco minutos que tive a experimentar o serviço destaco a simplicidade do mesmo e a facilidade de navegação (atenção que utilizei um browser específico para mobile, o Opera Mini). Fica também patente a necessidade de um telemóvel com boa qualidade de imagem e com um ecrã grande (os modelos recomendados para Mobile TV), bem como uma ligação 3G – e aqui recomenda-se também que se aceda num local com boa cobertura!

Tendo em conta que o acesso à Internet via telemóvel ainda está numa fase de implementação fico com dúvidas se o Youtube não se antecipou no timming do lançamento; por outro lado, também é possível que esta seja a verdadeira killer app para o serviço web mobile. Aguardemos o desenvolvimento do serviço e o acolhimento do público.


  1. Tal como grande parte da malta na blogosfera e imprensa, escrevi aqui que a TubarãoEsquilo era a primeira rede de blogs nacional. Tal não é verdade como aqui escreve o Carlos, já que esse “título” deve ser entregue à WebTuga; o erro serviu para conhecer esta última o que de si já é positivo.

  2. Ainda que baseando-me em relatos de terceiros e num número reduzido de análises, cada vez mais me parece que os potenciais problemas do iPhone não terão nada a ver com a convergência mas sim com o facto da Apple não ser uma empresa de telecomunicações móveis, o que a leva a cometer erros que por exemplo a Nokia não cometeria.




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: