Guerra Cibernética

Não se pode dizer que os ataques cibernéticos a países inimigos, ou sobre os quais se tenha um ódio de estimação, seja novidade (como se pode verificar nesta cronologia); mas ainda nenhum desses ataques atingiu as proporções do ataque continuado que a Estónia sofreu recentemente. O ataque massivo chegou a forçar o encerramento de alguns sites governamentais e de bancos!

A história é simples: o governo estónio resolveu a 24 de Abril mover de local uma estátua cujo objectivo é o de honrar os soldados soviéticos que tombaram na II Guerra Mundial, medida que não caiu muito bem entre a comunidade de origem russa residente no país. Os protestos fizeram-se sentir na rua, mas foi online que atingiram proporções elevadas.

Recorrendo aquilo que se designa de denial-of-service attack, os ciberguerrilheiros foram causando o caos na rede informática da Estónia. Como se pode ler no artigo do NY Times:

The 10 largest assaults blasted streams of 90 megabits of data a second at Estonia’s networks, lasting up to 10 hours each. That is a data load equivalent to downloading the entire Windows XP operating system every six seconds for 10 hours.

Tendo em conta a crescente dependência da Internet a nível pessoal mas também governamental não deixa de ser preocupante verificar o quão frágeis são as nossas defesas perante um ataque bem organizado como o que foi efectuado contra a Estónia.




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: