Blog Causa Queda das Acções da Apple

Para quem ainda tem dúvidas da crescente importância que os blogs (uns mais do que outros é certo) vêm assumindo, nada como um post originar a queda das acções de uma empresa respeitada para o vir confirmar!

A história é simples: o Engadget publicou no dia 16 um post onde dava conta de uma “fuga de informação” da Apple anunciado o adiamento do lançamento do iPhone para Outubro (o prazo de lançamento é Junho) e do sistema operativo Leopard para Janeiro de 2008 (data marcada para Outubro deste ano). Assim que a “notícia” se soube o mercado respondeu à mesma resultando na perda de 4 biliões de dólares! Acontece que o tal memorando interno era falso e que assim que o Engadget corrigiu a informação as acções da Apple recuperaram para valores próximos dos atingidos às 11 da manhã (hora do post do Engadget). Ver imagem abaixo retirado do Data Mining:

applestocks

Ainda assim, foi um dia turbulento quando se esperava um dia positivo para a Apple. Relativamente ao conteúdo do post, nada como consultar o original do Engadget para perceber o que se passou, mas recomendo ainda este post do Techcrunch para uma perspectiva mais alargada da situação.

Porque é que o mercado respondeu desta forma a um post colocado num blog? Bem, primeiro convém salientar que não se trata de um qualquer blog, mas sim de um dos mais proeminentes blogs – de facto o nº1 do ranking Technorati – o que já lhe confere um estatuto próximo do atribuído aos MSM. Em segundo porque estamos perante um blog que se tem destacado não só pela qualidade dos seus posts, mas pela credibilidade dos mesmos – um atributo que poderá ser severamente afectado por esta “falha” embora se ressalve que os responsáveis do blog tudo fizeram para ter mais informação antes de a publicarem.

Esta mistura de autoridade, credibilidade e validação social, tornou o Engadget num local de passagem obrigatória no que a assuntos de tecnologia diz respeito. Não é por isso de admirar que o mercado tenha confiando imediatamente num post de um blog, facto impensável há cerca de dois anos.

Lições a retirar desta situação? As empresas terão de se adaptar rapidamente a esta nova realidade; mas isso é tema para um outro post.

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: