Youtube Vai Começar a Pagar… a Alguns

aqui tinha referido que a aposta do Youtube na publicidade teria de aumentar no sentido de satisfazer as pretensões do Google (e do investimento feito), de forma a acalmar as grandes empresas de comunicação que têm vindo a ameaçar com processos legais, e sobretudo em manter satisfeitos os utilizadores que mais contribuem para o sucesso do site. Para cumprir este último requisito a equipa do Youtube anunciou recentemente que iria começar a pagar a um grupo selecto de criadores no sentido de os compensar pelo trabalho gerado.

Esse grupo selecto de criadores irão ter canais prórprios, tal como já vem acontecendo com outras entidades, não sendo ainda especificado o modo de como a compensação monetária será feita; i.e. não é certo se será um valor acordado à partida, um valor pelo número de visitas, pelo número de clicks, etc.

Resta saber agora como a situação será encarada pelo grosso da comunidade que não faz parte desse grupo de criadores. Compreensivelmente, o Youtube irá restringir a divisão de fundos aos utilizadores que façam upload de material original, não aqueles que se limitem a colocar online vídeos cujos direitos de copywright pertencem a outras entidades. Embora isto faça todo o sentido em termos legais, é preciso não esquecer que um dos atractivos do Youtube passatambém pelo acesso a esses conteúdos e não apenas aos materiais originais que vão surgindo no site.

Será interessante, e importante, perceber se esta ideia de limitar a distribuição de verbas por um grupo restrito de utilizadores não irá causar sentimentos negativos na grande maioria da comunidade que fez do Youtube um sucesso.

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. Adivinha-se outra revolução à la Digg? LOL é disto que o meu povo gosta🙂




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: