O Poder das Massas

Já muito se tem discutido acerca da força que o social media vai ganhando redefinindo a relação de poder mantida com as marcas e com os media tradicionais; mas nunca essa força tinha sido levada ao extremo, originando uma revolta contra as próprias plataformas que outorgam esse mesmo poder. O site Digg, um dos símbolos da web 2.0, sentiu “na pele” o poder que a sua comunidade de utilizadores possui. A história é a seguinte:

Alguém colocou um post referenciando um código que permite contornar a protecção anti-cópia dos novos HD-DVD. A pedido dos proprietários do copywright esse post, que já havia atingindo 15.000 diggs, foi retirado pela equipa responsável pela gestão do Digg. Esta manobra não caiu bem entre a comunidade que protestou da melhor forma que encontrou: colocando mais posts remetendo para o dito código, posts esses que rapidamente encheram a pagina principal do Digg. Apesar do esforço da equipa de gestão do site na tentativa de eliminar os novos posts, suspendendo mesmo alguns dos utilizadores que foram remetendo as novas postagens.

Mas isso é o mesmo que tentar deter uma manada de elefantes em fuga com uma barricada de feno, e a equipa do Digg acabou por ceder à evidência que não era humanamente possível e viável de um ponto de vista negocial tentar contrariar a vontade da comunidade. Como resultado, o dito código irá aparecer nas páginas do Digg deixando o site à mercê das acções judiciais das empresas prejudicadas.

Não deixa de ser curioso que este episódio que prova o poder e o potencial do site, possa acabar por levar ao seu encerramento. Ironias…

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: