Blogosfera Amadurece

David Sifry lançou a primeira versão de 2007 do “State of the Blogosphere” agora denominado “State of the Live Web” numa tentativa de alargar o âmbito do relatório à utilização de vídeo, imagens e áudio que tem proliferado nos últimos tempos. Um dos destaques do relatório passa mesmo pela análise ao uso de tags, cujo crescimento permite este alargar dos horizontes do relatório.

A leitura integral deste relatório é quase obrigatória para quem se interessa pelo tema, pelo que me vou limitar a fazer 3 destaques:

1. O número de blogs registados pelo Technoraty ascendeu agora a cerca de 70 milhões! Um número impressionante, que significa que são criados cerca de 12o mil novos blogs todos os dias. Há que no entanto referir que cerca de 3 a 7 mil desses novos blogs não passam de splogs, e ainda relativamente aos 70 milhões o conceito de “blog activo” usado pelo Technorati (1 post nos últimos 3 meses) deixa muito a desejar e tende a sobrestimar o tamanho real da blogosfera. Em todo o caso, o ritmo de crescimento tem diminuído o que seria de esperar já que estamos a falar de números de grandeza elevada.

2. Passam agora a ser 22 os blogs que entram na lista dos 100 sites mais linkados! A importância que os blogs têm vindo a assumir face aos MSM tem aumentado.

3. Três desses 22 blogs são escritos em Farsi que surge agora como uma das 10 principais línguas da blogosfera com 1% dos posts! Pode parecer um facto pouco relevante comparativamente aos anteriores, mas isto indica um crescimento da utilização dos blogs numa zona – o Médio Oriente – onde a opinião pública é ainda cerceada por limitações governamentais e culturais.

A escolha destes três destaques deve-se às previsões que fiz no meu post de novo ano. Na altura escrevi que:

1) a criação de blogs ia passar de moda e o meio iria amadurecer – podemos ver o início disso a acontecer no crescimento mais lento da blogosfera;

2) os blogs iria tornar-se mais parecidos com os MSM – como se pode constatar, são agora 22 os blogs que integram a lista dos 100 sites mais linkados, comparativamente aos 12 que surgiam no último relatório. Destaco a seguinte frase do relatório de Sifry:

information not shown in our data but revealed in our own user testing in Q1 2007 indicates that the audience is less and less likely to distinguish a blog from, say, nytimes.com — for a growing base of users, these are all sites for news, information, entertainment, gossip, etc. and not a “blog” or a “MSM site”.

3) crescimento da cooperação a nível local – ainda que tal só seja possível de visualizar a um nível macro, o crescimento do número de posts em Farsi é indicativo (ainda que vagamente) dessa mesma tendência.

Podem ler a totalidade do relatório aqui.

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: