Anatomia de um Flog II

Voltando ao tema do “Segredo Vodafone”, vou tentar terminar com este post o meu périplo pelo tema.

No meu primeiro post sobre o flog, o leitor smm deixou o seguinte comentário:

Sinceramente ninguem acha que a Vodafone vai ser prejudicada por este blog, pois não???
Para o futuro o q vai ficar é que foram a primeira empresa em portugal a usar este meio.
Vão ver que nas revistas das próxima semanas se vai escrever que tiveram x views e x pessoas acederam ao produto e o resto é tanga…

De facto, não me penso que o facto da campanha ter sido um fiasco se irá reflectir na imagem que os consumidores em geral têm da Vodafone, i.e. a imagem da Vodafone no geral não será afectada pela campanha. Não será porque a blogosfera, apesar de todo o buzz, não tem ainda o impacto em Portugal que tem em outros países e a menos que a notícia passe para os MSM a sua divulgação para o mercado não é suficiente para afectar a imagem de uma marca. Ainda assim, não serão certamente poucos aqueles que visitaram o site e ficaram desagradados com o que viram. Um outro motivo pelo qual a campanha não terá um impacto negativo na imagem da Vodafone tem a ver com o facto de a marca a ter terminado antes dela se difundir  e fugir ao seu controlo.

No entanto, e por muito que se tente apregoar o sucesso da campanha com views e comentários, a verdade é que a Vodafone conseguiu com esta tentativa “inutilizar” a blogosfera em termos de marketing em Portugal nos próximos tempos! Dificilmente, qualquer outra empresa – e ainda menos a Vodafone – se irá arriscar a lançar uma campanha similar, bem como dificilmente os leitores assíduos de blogs estarão na disposição de “crer” numa outra campanha que utilize blogs, por mais bem intencionada que esta seja.

Voltando a bater na mesma tecla, os blogs têm no factor confiança uma das suas grandes vantagens, e a Vodafone não só quebrou essa confiança como fê-lo de forma infantil. Se a campanha tivesse sido assumida desde o início – com a colocação de um simples logo da marca no final do vídeo – teria conseguido os seus objectivos. Algo tão simples que certamente escapou a quem “imaginou” a campanha. Ainda assim, penso que teriam mais a ganhar se tivessem pura e simplesmente lançado um blog oficial do produto onde as características e funcionalidades do mesmo eram apresentadas, onde discutissem questões relevantes para a marca e consumidores estabelecendo diálogos sinceros.

No fundo, aquilo que a Vodafone e a Brandia fizeram foi carruinar uma ideia interessante e prestar um péssimo serviço à blogosfera. Obviamente que irão durante algum tempo vangloriar-se da ideia “inovadora” (a Optimus, para quem trabalho, já recorreu a um blog no âmbito da iniciativa Experimenta escrito pelos participantes na mesma), quando na verdade apenas conseguiram um fiasco. Ainda gostava de saber quem foi o “blogger profissional” a quem as empresas recorreram como assessor e administrador do flog…

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. É isso mesmo.
    Como soubeste que eles utilizaram um blogger profissional? Digo “profissional”…
    Sei que saiu um artigo no publico digital mas nao li – advinhei que ia sair ao ver os acessos ao meu blog🙂

  2. Foi precisamente nesse artigo. A Vodafone admitiu ter recorrido a um blogger profissional – para eles sem aspas🙂 – para gerir e administrar o blog, recusando-se no entanto a revelar a identidade do mesmo.

  1. 1 Blogs para empressa

    […] por se queimar com o próprio fogo. Não concordo com outro Bruno, o Ribeiro, quando diz que a empresa inutilizou a blogoesfera como instrumento de marketing nos próximos tempos, quando muito terá baixado em muito as nossas […]

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