Política e Web2.0

O Público apresentou ontem uma reportagem de 3 páginas em torno da utilização da web social a nível político, tendo como força motriz o blog do MAI. A peça estava interessante, ainda que a necessidade de a adaptar a um público menos conhecedor do que é a web social o tenha tornado algo “básico”. Ainda assim tenho duas coisas a apontar: uma à peça em si, e outra a uma frase que um dos entrevistados proferiu.

Começando pela peça, e suponho que aqui tenham estado em causa questões de espaço disponível, acho que faltou referência a David Cameron e os seus vídeos pessoais, bem como às investidas de Le Pen e Sarkozy no Second Life. Mesmo não fazendo parte da edição de papel, penso que na secção online do jornal o tema poderia ter sido abordado com maior profundidade. Mas este é um problema da totalidade dos jornais portugueses e não específico do Público, que ainda assim com os seus dossiers é aquele que melhor aproveita o espaço online que detém.

Numa outra secção da peça, Pedro Magalhães, politólogo do Instituto de Ciências Socias, e Carlos Coelho, especialista em marcas e marketing, dão algumas opiniões acerca da utilização das ferramentes da web por parte dos políticos. A última frase do texto é a seguinte:

Um exemplo típico é o do eleitor norte-americano democrata que já só vai a blogues democratas: “Esse é o lado perturbante da blogosfera. Só consomem blogues com informação pré-orientada”.

Penso que a frase tenha sido dita por Pedro Magalhães já que as últimas referências entre aspas anteriores se referem a frases proferidas por si. Não vejo que isto seja um problema, ou mesmo algo perturbante! E também não me parece ser algo específico da blogosfera; as pessoas têm um viés informativo no sentido de procurar informação que valide as suas crenças e atitudes e não na busca do contraditório. Caberá aos agentes políticos contornar esta tendência e não aos meios ou aos eleitores o de serem pluralistas.

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo

Tags: Media technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: