Spotplex

O Spotplex é um concorrente de sites como o Digg ou o Reddit, embora baseie o seu sistema de ranking não em termos de votações mas em termos de visualizações. Ou seja, ao invés de serem os utilizadores do site a recomendar artigos, é colocado uma linha de comando num site ou blog que contabiliza o número de visitantes a cada post ou artigo.

Se por um lado perde um pouco do social que marca os sites concorrentes, por outro lado adopte um modelo menos passível de ser adulterado por esquemas de pay per digg e afins. Veremos se acabará por se impor ou se o facto de “obrigar” a introduzir o código no site/blog irá afastar potenciais utilizadores.

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. Menos passivel de ser adulterado? De modo algum. O que eu acho é que não há interesse, e se necessita a introdução do codigo como condição terá vida difícil no mar de sites que tentam ser o novo digg.

  2. A forma como me exprimi não foi a mais correcta, já que quando me referi a adulteração estava apenas com a noção de PayPerDigg em mente.

    Concordo que a necessidade de incluir o código funcione como uma limitação de adopção, embora seja possível contornar esse facto oferecendo aos bloggers aderentes estatíticas acerca da leitura dos seus posts (não tenho a certeza se actualmente isso ocorre). Se o site oferecer uma mais valia pode contornar essa barreira.

    Quanto ao interesse do modelo, dependerá mais da forma como se comportar nos primeiros tempos de vida. As queixas contra o Digg e a suspeita de fraude que têm atingido o site podem ser aproveitadas pelo Spotplex, embora eu não aconselhe um tentativa de aproveitamento directo da situação mas sim uma aposta em apresentar resultados credíveis e que na realidade tragam mais valias aos bloggers – leia-se visitas!

    Cumprimentos

  3. Para teres o interesse dos bloggers (= visitas) precisas de ter leitores/comunidade e, para isso precisas de ter boas histórias. Ao introduzir a necessidade de ter código na página está-se a colocar uma dificuldade adicional nesta história do ovo e da galinha😉 Mas eu não sou de renunciar à partida algo que não conheço e acredito que os mentores do projecto têm alguma na mão, embora os objectivos sejam mais modestos (tal como no mundo da busca tb aqui há um mercado para aplicações/sites verticais e mais pequenos que podem perfeitamente sobreviver à sombra dos gigantes).

    Quanto à fraude, não é difícil simular visitas, há muito que o fazem para o Adsense, aqui nem deve ser necessário clicar. É uma das leis imutáveis da internet, onde houver oportunidade para ganhos desproporcionais haverá fraude.




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: