Segredo Vodafone: “flog” à portuguesa

O enredo: 3 indivíduos entram na sede da Vodafone, filmam a estadia, encontram uma versão beta de um novo serviço, furtam-na, na fuga dois são apanhados pelos seguranças e o outro escapa para contar tudo no blog.

Como campanha de marketing assumida está interessante, embora o tom do blog pudesse ser mais sincero; como tentativa de simular um blog é verdadeiramente fraca (disclosure: actualmente realizo um estágio profissional na Optimus, concorrente da Vodafone).

Presumo que a ideia seja fazer uma campanha interactiva e não fazer passar a coisa como um acontecimento real. Não me parece o estilo da Vodafone entrar por um campo perigoso em termos de reputação, ainda por cima de uma forma tão… patética, desculpem a expressão! Mas passa pela cabeça de alguém que três pessoas entrem num edifício privado, encontrem uma versão beta de um software (que por acaso alguém deixou ali a jeito), tentem fugir, e que o único que escapa seja precisamente quem leva a máquina de filmar e o software?

Como campanha viral ainda pode ter algum sucesso e interesse – o vídeo e o blog podiam ser mais realistas – mas como tentativa de fazer passar por um evento real deixa muito a desejar. Mas melhor assim, porque é sinal que a companhia não se deu ao esforço de enganar a malta e se limitou a divertir com o tema.

Evidentemente que posso estar enganado e de facto se tratar de um furto real; mas nesse caso gostaria de conhecer quem é que depois de ter cometido um crime se vai expor desta forma, e como iria a Vodafone explicar tamanha falha na segurança.

Digo uma vez mais: a ideia é interessante, mas a concretização fica muito aquém das expectativas tendo em conta outros trabalhos da Vodafone!

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. Recentemente participei num estudo de mercado para a optimus (Focus Group)… que cacetada que a Vodafone dava nas outras 2 em termos de identificção com a marca. A TMN caminha para um buraco negro… muito negro…

  2. Concordo, está uma coisa muito tosca, repetindo os erros de outros flogs recentes. É triste que não se aproveite os erros dos outros para aprender qualquer coisa e ir melhorando. Também me parece uma ideia meio patética e serve mesmo só para causar burburinho à volta de um novo serviço que tá por aí a rebentar. Muitos dos comentários que lá estão são obviamente feitos pelos próprios autores do flog, mas há uns quantos verdadeiros. Enquanto se estiver a discutir a veracidade da coisa, aquilo ainda anda, mas e depois? para onde quer a vodafone levar isto? Vai manter-se à distância? ou vai assumir a autoria do blog? Não tenho dúvidas nenhumas que têm conhecimento total e que foram eles a aprovar esta ‘stunt’. Pessoalmente nunca vi esta mania das marcas de se colarem à blogosfera com bons olhos, mas vou esperar para ver.

    É positivo que se queiram fazer coisas novas cá no burgo, mas podiam aprender com os erros dos outros e fazerem as coisas mais credíveis, ainda assim, vão enganar muita gente, resta saber a que preço.

  3. Henrique

    Ok….
    Nova forma de publicidade so pode……
    Mas podia estar melhor concebida……
    E realmente a TmN esta a enterrar-se cada vez mais em relação a outras operadoras…

  4. A mim o que me surpreende é a má qualidade do projecto, algo que não é comum na Vodafone. Mesmo quando falham em termos do conteúdo a forma é de elevada qualidade; aqui é possível que se passa o contrário.

  5. O que é verdadeiramente desapontante é que na primeira tentativa de uma Empresa (com E grande) abordar a blogoesfera saia esta coisa grosseira e pouco imaginativa, ainda por cima copiada de algo que foi feito em frança (ver no contrafactos).

    Nao sei se me causa comichão o facto da central que fez isto estar logo a dar mau nome ao mkt viral se julgarem que as pessoas, e particularmente os blogueres, engolem ou deixam passar a farsa sem grande incomodo – e se calhar com razão😦

  6. julioverme

    O segredo da TMN esta mais giro : http://segredotmn.blogspot.com/

  7. smm

    Parece que os objectivos foram conseguidos, porque estamos todos a falar do mesmo.
    Se poderia ser melhor, não sei, mas o que mais me entristece ao longo de todo o processo é o facto das pessoas não se saberem comportar e na primeira tentativa de dar um blog sem moderador (power to the people), se tenha aproveitado para dizer uma série de asneiras sem sentido.

  8. Caro smm:
    Não creio que os objectivos passassem somente por toda a gente a falar no assunto; existem formas mais tradicionais e menos arriscadas em termos de imagem para o fazer. E não me parece que o buzz pretendido fosse aquele que se verifica actualmente, até porque se fala mais do flog e das suas falhas do que no produto.

    Não consigo perceber o que pretende dizer com “na primeira tentativa de dar um blog sem moderador (power to the people), se tenha aproveitado para dizer uma série de asneiras sem sentido”… é que os comentários do blog são moderados, facto é que alguns foram apagados; e não vejo que criticar a ideia sejam “asneiras sem sentido”. Não sei se percebi aquilo que pretendeu dizer, mas esteja à vontade para me corrigir se a interpretação que dei é errada.

    Cumprimentos

  9. smm

    Sinceramente ninguem acha que a Vodafone vai ser prejudicada por este blog, pois não???
    Para o futuro o q vai ficar é que foram a primeira empresa em portugal a usar este meio.
    Vão ver que nas revistas das próxima semanas se vai escrever que tiveram x views e x pessoas acederam ao produto e o resto é tanga…
    Quanto aos comentários a sensação que tive dos post que foram apagados é porque tinham conteudos impróprios, se fore lá encontra os mais diversos comentários….Mas tbm n tenho acompanhado o blog exaustivamente…
    Quanto à questão que falas que ninguem fala no produto, isso é porque ninguem o conhece e não se pode falar de algo que não se conhece. Por isso a
    unica coisa q se pode neste momento comentar é se gosta ou não do video…

  10. Então tens 10 anos? Não tens bem a certeza?

    Qualquer pessoa com mais de 10 anos tem a perfeita noção e sabe destinguir o que é marketing do que não é.

    Ah… mas espera… Disseram-me agora que segundo os dados os INE (Instituto Nacional de Estatística) 50% da população portuguesa não consegue interpretar um simples artigo de jornal.

    Ok… agora já percebo o teu texto…

  1. 1 E agora, Vodafone? » Marketing de Busca

    […] blogues, Bruno Ribeiro entende que “Como campanha de marketing assumida está interessante, embora o tom do blog pudesse ser […]

  2. 2 'Vodafone Portugal has been compromised' at Litux Blog

    […] & Argumentos, 2007.03.02“, “Toma e Embrulha, 2007.03.03“, “Pub Addict, 2007.03.03“, “Frederico Marques, 2007.03.05“, “António Dias, 2007.03.06“, and […]

  3. 3 Anatomia de um Flog I « PubADdict

    […] 16, 2007 in Blogs Já passou uma semana desde que o “Segredo Vodafone” deixou oficialmente de o ser, mas como não tive oportunidade por questões temporais de […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: