O Poder Crescente dos Consumidores

A difusão das tecnologias de comunicação, com especial destaque para a Internet, levou a que o mundo “se tornasse plano” nas palavras de Friedman; e se isso representa crescentes vantagens para as empresas, também as coloca mais facilmente na mira dos seus clientes e torna a relação entre ambos mais directa, rápida e, sobretudo, global!

A junção de consumidores para protestar contra decisões governamentais, políticas empresariais ou para expressarem tem sido constante ao longo da evolução humana, mas atinge agora todo um significado e dimensão que lhe dá um poder que até aqui estava contido: a capacidade de agregar um maior número de pessoas! A Internet, e os blogs aqui têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais relevante, permite que pessoas que partilhem opiniões similares acerca de um dado assunto, mas distanciadas umas das outras em termos físicos, se “encontrem” e desenvolvem estratégias comuns de luta. Aquilo que antes poderiam ser duas manifestações insignificantes, podem hoje tornar-se num enorme movimento de contestação. Tudo porque é mais fácil contactar, é mais fácil recolher assinaturas, ouvir e divulgar testemunhos!

O Independent publicou alguns exemplos de protestos na Grã Bretanha que tiveram a Internet como catalisador, e ainda recentemente os problemas de voo de duas companhias aéreas foram colocados online pelos seus passageiros que criaram blogs especialmente para o caso.

Mais do que nunca, organismos governamentais e empresas devem monitorizar a Internet e perceber a opinião que os consumidores têm das suas decisões/organizações. O tempo em que o consumidor apenas tinha direito a protestar quando o acto estava finalizado acabou; agora o protesto navega de Um para Muitos numa questão de segundos e a voz do todo terá de ser ouvida, no próprio interesse de empresas e governos.

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: