FeedBurner Lança Dados Acerca da Subscrição de Feeds

No Burning Questions, o blog oficial do FeedBurner, foi colocado um post que reflecte o estado actual de subscrição de feeds activos inscritos na directoria do FeedBurner pelos vários RSS Readers online (não foram tidos em conta, pelo menos para já, desktop readers, e-mail e widgets).  A medida utilizada para a análise foi a “Audience Engagment” que mede a interactividade dos subscritores com os feeds, tendo em conta o número de clicks que direccionam para o conteúdo do feed, e o número de visualizações.

No que toca aos clicks lidera o My Yahoo! com 54% do total de clicks, facto facilmente explicável pelo facto de este reader apenas apresentar as headlines e não a totalidade do conteúdo. O Google (englobando o Google Reader e a Google Personalized Homepage) surge no segundo posto com 21%, seguindo-se o Bloglines (11%) e o Netvibes (9%). Estes 4 readers corresponde a 95% do total de clicks em feeds que direccionam para o site onde o conteúdo original se encontra alojado.

No que toca ao número de visualizações feeds lidera o Google com 59%, seguido do Bloglines com 33%. No entanto convém salientar que a equipa do FeedBurner considera as estimativas para o Google conservadores.

Numa métrica bem mais interessante, pelo menos do meu ponto de vista, pode-se constatar que 76% dos feeds activos do FeedBurner são subscritos no Google, 63% no Bloglines e 51% no My Yahoo!. Também relevando o facto do Firefox Live Bookmarks surgir à frente do IE7 com 33% dos feeds a serem subscritos no browser da Mozilla contra 21% no browser da Microsoft.

Estes dados apresentam uma nova realidade que reflecte a dominância do Google em termos de conteúdo online. De facto, foi a decisão do Google de declarar o número de subscrições de feeds no Google Reader e na Personalized Homepage no fim-de-semana passado que esteve na origem deste relatório. Para terem uma ideia da diferença que esta “abertura” do Google representa o feed deste blog registou um aumento médio de 400% (!!!) no número de subscrições registadas desde o fim-de-semana.

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: