Referendo: “Não” Ganha Batalha das Palavras

Com o aproximar da data do referendo, mais se discute o tópico na blogosfera portuguesa. Uma das distinções interessantes no discurso resume-se à utilização da palavra “aborto” ao invés da expressão “interrupção voluntária da gravidez”. Áparte de uma maior utilização coloquial de “aborto” e de se tratar de uma expressão mais disseminada, a utilização de uma ou outra forma de se referir ao mesmo tópico indicia – ainda que de forma indirecta e enviesada, entenda-se – uma possível tendência de abordagem ao tema. Pela “força de impacto” de cada uma das expressões, e analisando um pouco as campanhas realizadas até ao momento, é provável – embora não seja certo – que “aborto” seja mais utilizada pelos defensores do Não, enquanto do lado do Sim a primazia será da “interrupção voluntária da gravidez”. Penso que o mesmo raciocíonio poderá ser feito em relação à escolha entre a utilização de “liberalização” ou “despenalização”, sendo esta última mais próxima da retórica do Sim e a primeira da do Não*.

Tendo em conta esta linha divisória, os dados apresentados abaixo demonstram que as expressões mais na linha do Não têm primazia na blogosfera portuguesa – obviamente que tal não deve de modo algum ser interpretado como intenção de voto, mas que pode ser indicador de um maior domínio no discurso pelos defensores do Não, facto que pode vir a ser relevante no desfecho de referendo. É interessante verificar também que a evolução dos pares de expressões é similar, demonstrando que não se trata de uma questão de desadequação de um expressão em relação à outra.

aborto

 aborto2

*Não disponho de dados concretos que me indiquem a preferência de um lado ou outro pelas expressões analisadas. Limitei-me a tentar perceber tendências no discurso de cada um dos lados através das minhas leituras, facto que pode evidentemente enviesar as interpretações.

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: