O Poder do Gratuito

O International Herald Tribune tem um interessante artigo acerca de uma nova tendência do mercado online: produtos gratuitos! O mote é lançado pelo videojogo “FIFA 07”, cujo preço na Europa ronda os €50, e que a companhia Electronic Arts colocou à disposição dos sul-coreanos de forma gratuita online. O objectivo da empresa foi o de combater o download ilegal que atinge na Coreia de Sul dimensões gigantescas. Para monetizar o produto, a EA resolveu cobrar aos jogadores extras que podem ser incluidos no jogo mediante o pagamento de um determinado valor.

Outros serviços procuram obter receitas através da publicidade fornecendo ao consumidor os produtos gratuitamente. O serviço de download de músicas Qtrax, será lançado nas próximas semanas nos E.U.A. e irá adoptar este modelo de negócio; que mais não é do que uma transposição da plataforma que o Google utiliza nos seus serviços publicitários.

Embora estejamos numa fase onde o hype em torno dos novos meios de interacção entre empresas e consumidores tenda a deturpar os factos, este modelo de negócio poderá ser uma “escapatória” interessante nos universo online e mobile, onde o sentimento de direito à gratuitidade dos serviços está demasiado enraizado para permitir o florescer dos modelos negociais usuais. Os serviços “patrocinados” tenderão a ser cada vez mais comuns e caberá aos consumidores optarem por um serviço “limpo” de publicidade mas pago, ou um serviço gratuito mas repleto de banners e ads – convém salientar que não me refiro a situações extremas de total ausência de publicidade ou excesso desta.

Tags: Advertising technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo

Tags: Marketing technorati_logo sapotags_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: