Novo Ano

Antes de mais quero desejar a todos os leitores que por aqui passam um excelente ano de 2007!

Como é tradição, no início de cada lançam-se previsões acerca das tendências que o irão marcar; embora não seja normalmente bem sucedido neste tipo de exercícios, irei deixar aqui algumas das minhas ideias acerca do que poderá vir a ocorrer este ano:

1. Fim do glamour dos blogs – não penso que os blogs irão acabar, mas acabarão por “passar de moda”. Criar um blog pode ser simples, mas manter um é um tarefa árdua que requer um enorme esforço por parte do blogger. Penso que até meio do ano iremos continuar a assistir a um aumento no número de blogs, logo seguido de um declínio e posterior estabilização. Do meu ponto de vista, isto será positivo para a blogosfera como um meio já que diminuirá o ruído; os blogs mais adaptados, não propriamente os melhores, manter-se-ão como referência diária.

2. Blogs mais MSM – com a diminuição do número de blogs, o próximo salto será qualitativo com os blogs a aproximarem-se mais dos mainstream media (MSM), não nos conteúdos mas em termos de relevância. Esta é na realidade uma tendência que se vai notando cada vez mais, e que terá vindo para ficar. Os grandes acontecimentos continuarão a ter os MSM como veículo de comunicação, mas para opiniões e notícias mais específicas os consumidores passarão a recorrer a blogs.

3. Surto de CGM – o próximo paradigma do marketing, que já se vai notando, será o consumer generated media. Como em todos os paradigmas e modas, será levado à exaustão e eventualmente abandonado. Não me parece que a maior parte dos marketers e das organizações se encontra num estado de abertura suficiente para aproveitar os benefícios que daqui poderiam advir.

4. Cooperação a nível local – a web2.0 (falemos de blogs, podcasts, wikis) irá permitir uma maior participação e cooperação dos indivíduos a nível físico. Pontos de encontro de opiniões como A Baixa do Porto irão proliferar e podem vir a ser um impulso importante do ponto de vista do desenvolvimento da cidadania em Portugal. Resta saber se serão capazes de passar do virtual para o real.


  1. ora aqui está uma análise interessante, nunca tinha reflectido realmente sobre o futuro dos blogues ou sobre a sua evolução….

    *FELIZ 2007* =)

  1. 1 Blogosfera Amadurece « PubADdict

    […] escolha destes três destaques deve-se às previsões que fiz no meu post de novo ano. Na altura escrevi […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: