Mito

santa_claus_colaA imagem do velho bonacheirão de barbas brancas e fato vermelho, à muito que faz parte da memória colectiva da humanidade como sendo o Pai Natal. Ainda desta memória faz parte a crença de que a figura, tal qual como hoje a idealizamos, foi cunhada pela Coca-Cola e pelo artista Haddon Sundblom, na sua primeira grande aparição em 1931 (à direita). Nada mais falso!

Bem antes da Coca-Cola e de Sundblom, já outros artistas e marcas haviam retratado o Pai Natal com as cores da empresa de refrigerantes, o que demonstra que a idealização da figura tal como a conhecemos é mais antiga. O cartoonista americano Thomas Nast criou as mais antigas imagens conhecidas do Pai Natal vermelho; que viria santa_claus_nastser aproveitado ao longo dos tempos por uma quantidade infinita de marcas. Uma das primeiras imagens do Pai Natal de Nast data de 1866, o que indica que a imagem do Pai Natal já teria 75 anos, quando Sundblom a utilizou para a campanha publicitária da Coca-Cola.

Claro que no mundo do marketing as impressões contam muito, e nenhuma marca soube tirar partido da figura de uma forma tão eficiente como a Coca-Cola. O resto da memória forma-se a partir da mera exposição e associação da imagem com a marca.

Tags: Marketing technorati_logo sapotags_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: