CGM ao Serviço dos Marketeers

Numa interessante artigo no NY Times, Louise Story descreve como as iniciativas publicitárias desenvolvidas em Times Square rapidamente se propagam por todo o mundo via Internet. Como é referido no texto:

As a result of the growing popularity of consumer-generated pictures, videos and e-mail messages on Internet sites like YouTube and Myspace, advertisers are getting consumers to essentially do their jobs for them.

Isto é no fundo o aproveitar das características “sociais” da Web2.0, mesmo que tal seja feito mais por acaso do que por estratégia. Não ter em conta a facilidade de difusão de informação por parte dos consumidores, hoje em dia, é desaproveitar oportunidades de ouro bem como incorrer em riscos desnecessários.  Apesar dos exemplos descritos no texto apontarem para o lado “conto-de-fadas” do processo, da mesma forma que os consumidores partilham as suas experiências positivas, também os aspectos negativos de uma campanha ou de uma marca são facilmente transmitidos globalmente.

Cada vez mais os marketeers precisam de avaliar qual o impacto que as campanhas podem ter a nível local, mas também a nível global. Rapidamente um trabalho de qualidade traz notoriedade a uma marca (ou agência) que se dedique apenas ao mercado local, sendo uma excelente e indispensável ferramente publicitária. Mas isto também implica que as grandes multinacionais “controlem” com precisão os mercados locais para evitarem que uma campanha destinada a um dado país afecte negativamente a imagem global.

Tags: Marketing technorati_logo sapotags_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: