Blog Placement

Já aqui falei do fenómeno pay per post, que considero poder vir a ser um problema sério para a credibilidade dos bloggers e a longo prazo minar a viabilidade daquilo que procurar fazer, word-of-mouth marketing online.

Um sistema similar é o blog placement, onde as marcas enviam produtos para bloggers para que estes os experimentem. A diferença? O único ganho dos bloggers é o de experimentar os produtos, não sendo necessário escrever críticas positivas aos mesmos, ou mesmo escrever qualquer tipo de crítica. Neste tipo de sistema, a liberdade de escrita dos bloggers é respeitada, sendo de certa forma um “tiro no escuro” por parte das marcas na medida em que podem encontrar opiniões desfaráveis aos seus produtos.

Uma outra vantagem do blog placement é o facto de ser obrigatório, pelo menos junto de companhias e bloggers éticos, um disclosure por parte destes acerca do facto dos produtos lhes terem sido fornecidos pela marca, no sentido de tentar dar um maior nível de transparência ao conceito.

Claro que mesmo com estas vantagens, continuamos a situar-nos numa linha ténue na linha de comportamento dos bloggers no que à liberdade de opinião diz respeito. A relação entre um blogger e os seus leitores é algo que deve ser tratado com muito cuidado já que o respeito entre ambos acaba por ser o pilar fundamental da relação. Uma vez quebrado, corre-se o risco de não mais recuperar.

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. 1 Microsoft Envia Portáteis a Bloggers at PubADdict

    […] estamos a falar de um portátil que tem um preço próximo dos €2.000; pessoalmente, e desde que os bloggers atestem que se tratou de uma oferta para teste da Microsoft, não penso tratar-se de um problema de maior. Claro que o passado da Edelman nestes assuntos pesa […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: