Branded Brain

Um estudo da Universidade de Munique revelou que o branding continua a ser fundamental, já que o cérebro responde de forma mais rápida a estímulos (ex. logos) de marcas populares comparativamente a estímulos de marcas menos conhecidas. Na verdade este estudo só vem dar uma “validação neuronal” a um facto há muito adquirido da Psicologia Social a respeito da acessibilidade das atitudes das pessoas perante objectos sociais (que podem ser marcas, pessoas, conceitos, etc.).

A hipótese da mera exposição advoga que quanto mais vezes formos expostos a um estímulo, mais tendemos a gostar deste (existe obviamente um limiar a partir do qual a exposição pode ter o efeito contrário) e mais fortes e acessíveis se tornam as nossas atitudes perante esse estímulo. Aquilo que este estudo vem demonstrar é que as atitudes perante marcas populares são mais acessíveis, logo mais fácil e rapidamente activadas do ponto de vista neuronal.

Aquilo que ainda não é capaz de fazer é definir qual a polaridade (positiva vs negativa) da atitude, o que é uma limitação importante na medida em que, por muito interessante e útil seja saber que uma dada marca se encontra saliente e desperta atitudes fortes nas pessoas, essa é uma informação “coxa” já que não nos permite saber se a atitude despertada é boa ou má o que por si impede actuar sobre a situação.

Os métodos de análise que recorrem a índices fisiológicos – como a electroencefolagrafia, a electromiografia, ou a resposta galvânica da pele – têm a si associados maiores índices de fiabilidade, mas continuam a ser demasiado dispendiosos e a fornecer apenas parte da informação necessária. Em termos de eficiência ainda estão demasiado longe para se tornarem uma prática comum!

Tags: Market Research technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: