O Problema das “Social News”

Steve Rubel relata o caso de uma falsa notícia acerca da Playstation 3 que rapidamente se espalhou pelo Digg, enganando certamente muitos leitores. Mais curioso é o facto de, nos comentários ao bookmark, muitos leitores expressarem as suas dúvidas quanto à veracidade da notícia.

Esta é uma situação que será comum ao todo tipo de sites de social media mas também de mainstream media – embora nos últimos seja mais controlável. O Digg funciona com base no princípio da validação social, que expressa que as pessoas tendem a procurar pistas no comportamento de outros no sentido de perceber qual o modo “correcto” de se comportar em certas situações, sobretudo ambíguas. O princípio da validação social assenta na crença disseminada que “se todos o fazem é porque é o correcto”. Uma boa experiência de validação social é a de pararem, com mais duas ou três pessoas, numa zona movimentada de uma cidade olhando para cima; depois é só contar o número de pessoas que fazem a mesma coisa.

Neste caso concreto, e sendo a notícia dúbia, os “diggers” limitaram-se a confiar no julgamento de todos os que subscreveram a notícia, mesmo que a tenham achado “estranha” ou mesmo pouco credível. Uma mensagem é tanto mais persuasiva quanto maior for o número de fontes que a subscrevem.

Basear a confiança que atribuímos a um serviço com base apenas na popularidade deste, acarreta sempre a questão de até que ponto a inteligência das multidões é correcta e parte de premissas racionais ao invés de apenas funcionar de acordo com um princípio de bola de neve que poderá ter no seu início um erro, premeditado ou não.

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: