Youtube Mobile?

Parece que o Youtube está a planear lançar-se no mercado mobile nos próximos tempos (até ao final de 2007), seguindo o caminho traçado pela Google com o lançamento da versão mobile do Gmail. Ora esta é uma notícia de grande interesse para os operadores móveis (disclosure: de momento realizo um estágio profissional no departamento de Market Information Systems da Optimus) que poderão aproveitar o sucesso do Youtube para relançar um negócio que tem estagnado.

De facto, o Mobile TV ainda não cumpriu com as expectativas criadas, sobretudo devido a um modelo de negócio pouco interactivo com o poder de escolha a estar do lado dos operadores e canais e não, como deveria estar, do lado dos consumidores. O modelo televisivo parece de todo desadequado ao telemóvel que pelas suas características exige uma perspectiva mais dinâmica, fluída e sobretudo MÓVEL. Não faz sentido esperar que os utilizadores se limitem a utilizar o telemóvel do mesmo modo que se utiliza uma televisão; isso representaria um acréscimo praticamente nulo de valor no serviço.

O video-on-demand parece-me a solução lógica para este tipo de serviço, onde o que importa é poder num momento desfrutar de um clip de música, de um sketch cómico ou de um newsflash enquanto se viaja de metro ou se está à espera de ser atendido numa qualquer repartição pública. Terá de ser o consumidor a decidir o quê e quando quer ver e não estar preso às amarras da programação televisiva.

O Youtube já tem o know-how a esse respeito e tem um repertório imenso de vídeos com as características ideais para este tipo de serviços: curtos e apelativos! Obviamente que a Google não entrará no Mobile TV sem a certeza de retirar dividendos significativos desse passo, mas certamente que os operadores estarão definitivamente interessados em coadjuvar no processo de pesquisa e implementação de tal serviço tal o boost que isso poderá dar a todo o segmente mobile.

Tags: Media technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. 1 Youtube Mobile Lançado « PubADdict

    […] Jun 19, 2007 in Marketing, Web 2.0 Está feito! O Youtube lançou o seu serviço mobile livre de acordos de exclusividade com operadores de telecomunicações móveis, facto que já anteriormente havia referenciado como provável. […]

  2. 2 Youtube Mobile Lançado at PubADdict

    […] Está feito! O Youtube lançou o seu serviço mobile livre de acordos de exclusividade com operadores de telecomunicações móveis, facto que já anteriormente havia referenciado como provável. […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: