Web Science: nova forma de entender a web

O Massachusets Institute of Technology (MIT) e a University of Southampton anunciaram o arranque da iniciativa Web Science, uma nova forma de estudar e perceber a Web de um ponto de vista multidisciplinar. O projecto é liderado por Sir Tim Berners-Lee, o “Pai” da Web, e tem por objectivo o implementar de uma nova disciplina de estudo nascida da integração de conhecimentos provenientes das ciências computacionais e sociais para fazer avançar a compreensão do modo como a Web é usada e aplicada hoje em dia, projectando também tendências futuras.

Como define Berners-Lee:

The Web isn’t about what you can do with computers. It’s people and, yes, they are connected by computers. But computer science, as the study of what happens in a computer, doesn’t tell you about what happens on the Web.

NY Times, 3 de Novembro 2006

Com isto Berners-Lee aponta para a necessidade de se compreender mais a web em termos de relações entre pessoas, e não em termos de uma relação utilizador – computador, paradigma em voga até hoje. Mais não é do que “academizar” o estudo da Web 2.0, como um meio facilitador da construção, difusão e manutenção de micro e macro comunidades em que os membros interagem de uma forma mais aberta e global, no que Friedman apelidou de Mundo Plano.

A ideia de daqui surgir uma nova disciplina de estudo, embora parecendo excessiva, tem a vantagem prática de uma base conceptual em construção e não da simples colagem de conhecimentos das diversas disciplinas que têm uma palavra a dizer sobre o tema. Neste momento o estudo da web parte muito das ciências computacionais, quando estamos já numa fase de desenvolvimento da mesma em que deveriam ser as ciências sociais – e puxando um pouco a brasa à minha sardinha, a Psicologia Social – a assumir uma maior preponderância que parecem ter dificuldade em compreender.

Vejamos os desenvolvimentos que a iniciativa terá, quer em termos académicos quer em termos empresariais.

Tags: Web 2.0 technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. Bem verdade,Bruno. Estive esta semana numa entrevista para um PhD em Bruxelas, Bélgica e o tema de investigação, como sempre, anda à volta da Psicologia Cognitiva, Posição Serial, Bartlett, Memória Colectiva e Hindsight Bias… Interessante, sem dúvida. Mas não para mim.

    A Europa tarda em acordar para temas centrais do mundo contemporâneo como é o caso da Web 2.0. Ou da Influência Social dos novos media online. Assim sendo, mais nos vale “adormecer” academicamente.

    Assim sendo, dentro de dois meses, junto-me ao teu clube na área do Marketing, em particular em Database Marketing e CRM.

    Abraço

  2. Com ambos bem sabemos, o mundo académico tem muito potencial teórico, mas tudo aquilo que se passa fora dos gabinetes escapa-se-lhe.

    O tão propalado atraso para com os E.U.A. passa muito por aí, já que os americanos procuram aplicar os conhecimentos teóricos ao mundo real. Por cá continuamos a manter o monopólio das revistas académicas ao invés de procurar distribuir a informação por um maior número de canais para um maior número de receptores.

    Não será certamente coincidência o facto de serem os britânicos os que mais se aproximam do modelo do outro lado do Atlântico; facto que já podemos constatar nas diferenças práticas entre o trabalho do Abrams (académico e não só) para com a nossa realidade e para a da escola francófona.

    Abraço

  3. Adorei o seu blog muito dez!!! Está de parabéns! Muito interessante!
    ah se puder acesse meu site também da nossa clínica de psicoterapia e terapias alternativas!
    http://www.haraterapias.com.br/inicio.html

    grande abraço,
    Clarissa




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: