Bronca da Edelman

A Edelman é a empresa de Relações Públicas que mais “ambientada” (chamemos-lhe assim) se encontra na blogosfera. Desde as recomendações feitas aos seus clientes, passando pelas parcerias realizadas com a Technorati, terminando no exemplo dado pelos seus profissionais que possuem os seus próprios blogs. Para uma empresa que tão bem conhece os meandros da cultura blogosférica não deixa de espantar que tenham delineado/permitido que um dos seus clientes – no caso a Wal-Mart – trilhasse um caminho de “blog-fraude”.

O caso é simples: surgiu nos E.U.A. um blog denominado “Wal-Mar’ing Across America” onde um suposto casal viajava pelo país parando para pernoitar nos parques de estacionamento da conhecida cadeia de supermercados. No blog iam sendo lançadas notas “causais” positivas acerca do Wal-Mart.

Acontece que o blog não passava de um esquema de marketing da empresa. O que até seria minimamente aceitável caso houvesse um disclaimer no mesmo acerca das intenções dos seus autores. Uma pequena diferença que torna uma política potencialmente inóqua num caso de ética e de “mentira”; em suma um contrasenso com o que é defendido pela Edelman no que respeita aos blogs e à sua utilização como mecanismos de relações públicas. Mais grave é o silêncio da própria Edelman e dos seus bloggers acerca do tema. Parece-me que grande parte do trabalho positivo realizado pela empresa em torno de uma maior aceitação e respeito ter-se-á perdido neste imbróglio.

Mais info neste dois posts do PR Squared e neste no The Diva Marketing.

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. Hey, I found your blog in a new directory of blogs. I dont know how your blog came up, must have been a typo, anyway cool blog, I bookmarked you. 🙂

    I’m Out! 🙂

  1. 1 Edelman Admite Erro « PubADdict

    […] A Edelman, através do seu CEO Richard Edelman, admitiu a responsabilidade no caso Wal-Mart reafirmando o seu compromisso com as linhas de orientação da WOMMA. Mais vale tarde do que nunca, mas num meio tão volátil como o dos blogs seria necessário uma resposta mais pronta e eficaz. […]

  2. 2 Bronca da Edelman v2.0 « PubADdict

    […] A já aqui mencionada “bronca da Edelman” com um fake blog (flog) para o Wall-Mart parecia ter esmorecido com o reconhecimento por parte da empresa e com o compromisso assumido pela mesma em evitar novas situações. No entanto, mais dois flogs da Edelman sobre o Wall-Mart foram reconhecidos pela empresa, o que significa que mais do que um erro acidental ou um descuido tal se trata de uma política consciente da Edelman. […]

  3. 3 » NOTÍCIAS.KOM « # ponto.kom #

    […] A já aqui mencionada “bronca da Edelman” com um fake blog (flog) para o Wall-Mart parecia ter esmorecido com o reconhecimento por parte da empresa e com o compromisso assumido pela mesma em evitar novas situações. No entanto, mais dois flogs da Edelman sobre o Wall-Mart foram reconhecidos pela empresa, o que significa que mais do que um erro acidental ou um descuido tal se trata de uma política consciente da Edelman. […]

  4. 4 Já Aprendiam « PubADdict

    […] Depois da Edelman e da Wall Mart, parece ser agora a vez da Sony e da ZIPATONI tentarem subverter as normas e criarem um fake blog com o intuito de promoverem a PSP. Ao que consta a tentativa nem sequer foi muito bem planeada, quer pelo nível do discurso, quer pelo facto do URL estar registado no nome da agência. Já não bastava tentar enganar a malta, ainda por cima são maus a fazê-los. […]

  5. 5 Não Tentem Controlar o Word-of-Mouth at PubADdict

    […] estratégias de marketing, e procure assumir as rédeas da conversação. Os casos dos flogs da Wall-Mart e da Sony são disso exemplo perfeito! O word-of-mouth não pode/deve ser “empurrado”, […]

  6. 6 Já Aprendiam at PubADdict

    […] da Edelman e da Wall Mart, parece ser agora a vez da Sony e da ZIPATONI tentarem subverter as normas e criarem um fake blog […]

  7. 7 Edelman Admite Erro at PubADdict

    […] Edelman, através do seu CEO Richard Edelman, admitiu a responsabilidade no caso Wal-Mart reafirmando o seu compromisso com as linhas de orientação da WOMMA. Mais vale tarde do que nunca, […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: