Site do Sol: Muito a Melhorar

O site do semanário Sol, lançou a novidade de um serviço de blogs associado ao projecto; serviço esse aberto ao leitor do jornal, mas que conta também com versões dos colunistas. Quanto a este último ponto, o tempo dirá se se tratam efectivamente de blogs ou se serão apenas a projecção online das colunas que escrevem para o semanário – o que parece mais provável. Para já, os blogs padecem de um aspecto demasiado padronizado (a possibilidade de escolher um template é uma característica essencial para tornar “seu” aquele espaço) e a ausência de links é algo que pessoalmente não aprecia já que se está a “cortar” ao formato um dos seus grandes trunfos: a interactividade! Ainda assim, a página dos blogs é interessante pelo destaque que dá aos posts mais visitados e comentados (é fazer o mesmo para os blogs).

Por falar em interactividade, constato que na apresentação da página web, o SOL deixa esta declaração de intenções:

O portal apelará constantemente à interactividade, em todas as suas páginas, da opinião ao desporto, das tecnologias à cultura: por exemplo, o público será convidado a votar nos filmes em cartaz, integrando o painel de críticos do SOL– a votação será publicada, semanalmente, na edição de papel.

Embora tal seja, em princípio de louvar, pergunto-me onde se encontram as opções nos artigos para efectuar bookmarks? Onde andam as estatísticas Technorati para seguir o número de blogs que escrevem sobre determinado artigo? Onde se encontram os conteúdos multimédia que enriquecem as histórias?

Claro que esta não é uma falha exclusiva do Sol, mas sim da generalidade das páginas noticiosas portuguesas que ainda não perceberam que só têm a ganhar com esta maior interacção com os blogs e com a diversificação dos formatos de comunicação colocados ao dispôr dos seus leitores.

Adenda: O João Pedro Pereira tem uma análise bem mais interessante no Engrenagem.

Tags: Media technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: