Blogosfera Lusa: Top Blogs

Ordenar casos, de acordo com um dado critério, tem sido uma actividade mais frequente ao longo da humanidade, pelo que um fenómeno como o dos blogs não podia ser excepção. Acontece que, em termos nacionais, a única referência é o Blogómetro do Weblog baseado única e simplesmente no número médio de visitas que cada blog recebe diariamente. Como em qualquer concurso de popularidade, existem mais critérios que devem ser tidos em conta para “ajuizar” qual a posição de cada blog num ranking hipotético.

Foi com este pensamento em conta que resolvi encetar um exercício de criação de um ranking de blogs portugueses que agregasse diversos dados de análise, atribuindo a cada um uma dada ponderação, capaz de dar uma ideia geral da “popularidade” de cada blog. Para o ranking em questão recolhi dados do contador Sitemeter de cada blog, bem como os resultados dos mesmos nos motores de pesquisa Technorati, Google PageRank, Google Blogsearch, Yahoo! Sitesearch, Blogpulse e IceRocket. O resultado final de cada blog foi calculado pela soma dos seus índices ponderados em cada um destes parâmetros. Para esta primeira versão do ranking foram tidos em conta 102 blogs escolhidos entre os constantes da lista do Blogómetro e entre a minha lista de visitas habituais; faltarão certamente outros que importaria acrescentar mas a impossibilidade da minha parte em aceder a dados (sobretudo em termos de visitas) deixo-os de fora deste exercício.

Fica aqui então os 20 primeiros do ranking ponderado dos blogs portugueses:

  1. Blasfémias
  2. Abrupto
  3. Causa Nossa
  4. Insurgente
  5. Rua da Judiaria
  6. BLOGotinha
  7. Blogue dos Marretas
  8. Gato Fedorento
  9. A Arte da Fuga
  10. Mar Salgado
  11. Do Portugal Profundo
  12. Bicho Carpinteiro
  13. Tugir
  14. Amor e Ócio
  15. O Canhoto
  16. The Tao of Mac
  17. A Natureza do Mal
  18. Bloguítica
  19. Dias com Árvores
  20. Erotismo na Cidade

De constatar que os 4 primeiros do ranking foram precisamento aqueles que escolhi para iniciar a minha análise à blogosfera portuguesa. Um tanto ou quanto surpreendente a ausência de blogs dedicados ao fenómeno do futebol, tanto mais que o Megafone surge em primeiro em termos de visitas; no entanto o índice destes blogs nos restantes parâmetros é claramente inferior em comparação como os blogs políticos – chamemos-lhes assim – que ocupam os lugares de liderança.

Durante o fim-de-semana próximo irei tentar lançar a análise completa do ranking com os resultados brutos para cada um dos parâmetros, a lista total ponderada e possivelmente uma divisão dos blogs por categorias. Até lá comentem, sugiram, critiquem…

P.S. Estarei longe de qualquer ligação Internet nos próximos dois dias pelo que qualquer feedback terá de esperar respostas até ao meu regresso.

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. Só por curiosidade: o «Diário Ateísta» foi incluído nesses 102 blogues? Caso a resposta seja afirmativa, qual foi a «classificação»?

  2. Acho interessante a iniciativa. Por vezes, nós que navegamos neste mar sobrelotado de blogs, temos enorme dificultade em saber onde se pode encontrar alguma qualidade. Parabéns.

  3. Parabéns pela iniciativa. De interesse para todos nós…
    Cumps

  4. Caro Ricardo Alves:

    O Diário Ateísta faz efectivamente parte desta lista estando classificado na 26ª posição.

    Como prometido no post, irei lançar durante o fim-de-semana as listas pormenorizadas da classificação, sendo no entanto improvável que faça a tal divisão por categorias de blogs.

    Agradeço a todos as visitas e os comentários

  5. Por vezes os numeros enganam. Palpita-me que o bloguitica deveria estar mais acima na lista – por exemplo antes dos Gatos, um blogue praticamente desactivado (que eu me engane).

    E a exuberante classificação dos blogues liberais poderá ser explicada pelas constantes ligações que fazem entre si.

  6. odete pinto

    E o tão lido, comentado e linkado O Jumento ?

  7. A. Maia

    Acho muito estranho que Bloguítica não esteja nos primeiros 10. Merecê-lo-ia!

  8. Miguel

    A pergunta que todos querem fazem mas ninguem tem coragem:

    Mas porque raio ainda ninguém mandou matar a blogotinha?

  9. Ladybug

    E o blog do Bruno Nogueira???

  10. Sem duvida que temos na blogosfera portuguesa excelentes locais de visita, alguns mesmo locais de estudo. No entanto nessa listagem faltou mencionar 2 dos mais visitados blogs nacionais, o Peopleware e o Bitaites. Uma consulta pública pelos utilizadores não deixará de o elucidar.
    Cumprimentos
    Vitor Martins
    Peopleware

  1. 1 Technorati Torna-se Local « PubADdict

    […] Num comentário que deixei no Micro Persuasion dei conta da insuficiência da utilização dos links Technorati como única forma de medição da popularidade e influência de um blog, como aliás já aqui havia escrito. […]

  2. 2 Technorati Torna-se Local at PubADdict

    […] Num comentário que deixei no Micro Persuasion dei conta da insuficiência da utilização dos links Technorati como única forma de medição da popularidade e influência de um blog, como aliás já aqui havia escrito. […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: