Blogosfera Lusa: Análise 2

Neste minha segunda análise da blogosfera portuguesa resolvi centrar-me na relação existente entre o número de links de um blog e a média de visitas verificadas. Para isso recolhi dados relativos a cerca de 100 blogs portugueses no que toca à sua média de visitas (dados Sitemeter) e ao número de inbound links e linking blogs recebidos por cada um desses blogs através de uma pesquisa no Technorati. De seguida procedi a uma escolha aleatória de cerca de 75 blogs cujos dados foram submetidos à análise.

Os resultados apresentam a existência de uma correlação positiva forte (para quem não está familiarizado com o conceito de correlação) entre linking blogs e média de visitas (r=,62), entre inbound links e média de visitas (r=,59) e, como seria de esperar, entre linking blogs e inbound links (r=,86). Isto significa, traduzindo os dados em coeficientes de determinação (quadrado do coeficiente de correlação), que 38% da variância da média de visitas a um blog pode ser predito pelo número de blogs que aí linkam, enquanto que o número de inbound links prediz cerca de 35% dessa mesma variância. Na relação entre inbound links e linking blogs, o valor preditivo de uma variável na outra é de 74%. (Remeto os leitores para o post Correlação e Causalidade por forma a interpretar correctamente estas afirmações)

No entanto, se pretendermos “controlar” uma das variáveis de forma a verificar qual o peso que exerce sobre a correlação existente entre outras dois teremos de recorrer à correlação parcial. Desta forma, verificou-se que os inbound links explicam cerca de 61% da correlação verificada entre linking blogs e média de visitas.

Em termos genéricos podemos afirmar que o número de links – sejam eles de que tipo forem – está umbilicalemente relacionado com a média de visitantes que um blog recebe, não sendo obviamente possível determinar se um causa o outro. Existem no entanto outros factores que importaria ter em conta para este tipo de relação e que até ao momento não foram incluídos por dificuldade na recolha dos mesmos, como sejam a frequência de posts. Num próximo post irei abordar esta relação de um ponto de vista teórico.

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