Efeitos Colaterais

O Ministério da Administração Interna (MAI) e a Galp Energia lançaram o seguinte anúncio numa campanha de protecção rodoviária:

Facilmente se constata que automóveis é coisa que não existe neste anúncio!

A BBDO, empresa que ficou encarregue do projecto, defende a sua ideia da seguinte forma:

A campanha visa responder a um problema grave, que afecta directa ou indirectamente todas as famílias, com custos elevadíssimos para a sociedade, que provoca mortes todos os dias e que carece ser atacado com a mesma intensidade.

O anúncio não remete para a segurança aérea, o avião é utilizado unicamente como metáfora.

DN, 4 de Agosto 2006

O anúncio até foi alvo de um estudo recorrendo a focus groups cujos resultados se mostraram favoráveis. A ideia passa por recorrer ao “desconforto” através de uma mensagem “intrusiva”. Eu até concordo com estes dois últimos pontos, considero é que existem formas mais directas e eficazes de o conseguir sem se recorrer a imagens estereotipadas dos desastres aéreos.

Por muito que os responsáveis pelo anúncio defendam que o avião serve de metáfora, a verdade é que esquecem-se que tal informação não é assimilada por todos. Aquilo de que se esquecem sobretudo é que, mesmo sendo o anúncio direccionado para os pais, muitas crianças o vão ver sendo que não será de admirar que parte desenvolva um sentimento de medo por andar de avião já que “todos os anos um avião cheio de crianças cai nas estradas portuguesas”!

A Protecção Rodoviária Portuguesa e a TAP já se insurgiram contra esta anúncio e fazem-no com toda a legitimidade. A primeira porque não concorda com o método, a segunda porque é claramente prejudicada pelas representações criadas em função deste anúncio.

Claramente candidato ao anúncio mais socialmente inconsciente do ano!

Tags: Advertising technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: