Blogosfera Lusa: Análise 1

Tenho andado ‘entretido’ em torno de formas de representacão gráfica da blogosfera portuguesa. Esta primeira experiência centrou-se em torno de 4 blogs políticos: Abrupto; Blasfémias; Causa Nossa; e O Insurgente. Baseei-me em dados recolhidos a partir do Blogómetro; Technorati; Alexa; Blogsearch; e IceRocket para criar o seguinte radar pentagonal – de referir que os valores apresentados para as linhas de valores representam percentagens. (clicar na imagem para aumentar)

analise1

No vértice superior encontramos os valores respeitantes à média de visita de cada um dos blogs, de acordo com os dados apresentadaos no Blogómetro. Em cada um dos 4 vértices restantes encontramos dados para o que pode ser designado de “validade social” para cada blog, representando valores referentes ao número de links, número de blogs que linkam para o seu endereço, e número de citações de cada blog (voltarei a este conceito de validade social num post futuro).

Do gráfico podemos inferir que o Abrupto apresenta uma esfera de influência bastante superior relativamente aos restantes, com o Blasfémias a surgir no segundo posto em quase todas as variáveis com a notável excepção para os dados Technorati nos quais é ultrapassado pelo Causa Nossa. De notar a similaridade entre os gráficos do Blasfémios e d’ O Insurgente.

No futuro procurarei afinar esta metodologia assim como ‘procurar’ outras que permitam analisar os blogs portugueses.

Tags: Web Analytics technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo


  1. Muito interessante! Gostaria de aprender mais sobre representação gráfica, mas não tenho tempo. Por outro lado tenho grandes quantidades de dados à espera de serem mastigados. Poderia entrar em contacto comigo por mail?

  2. De facto interessante e seria bom poder fazer-se uma aplicação mais abrangente, a um número mais elevado de blogs. Se precisar de ajuda diga (depois de Agosto….) Os meus parabéns pela iniciativa.

    Apenas tenho uma dúvida relacionada com os dados do technorati. Usou algum tipo de ponderação nos valores ou tipo de ligações? É que em todos os parametros (rank, links, blogs linkados e links to the url) os valores do Blasfémias são superiores ao do Causa Nossa. E em alguns aos do Abrupto.

  3. Interessante, estava â espera de ver os resultados do Technorati e do blogsearch a convergirem…
    Suponho que no futuro uma variável a ter em conta sejam os feeds, embora tal seja dificil de agregar tal é o número de leitores ou não há estatísticas centralizadas como as que temos no wp.com- vi um estudo que usava o bloglines mas este está a perder quota de mrcado e nunca foi muito popular em portugal.

  4. A todos o meu agradecimento pelos elogios e visita.

    Caro Gabriel Silva:

    Para os dados Technorati efectuei uma ponderação do número de links pelo número de blogs linkados de forma a obter uma referência mais ‘ajustável’ – à falta de melhor palavra – aos restantes dados recolhidos.

    Isto explicará, em parte, o facto de os dados Technorati e Blogsearch não convergirem, caro António. A questão dos feeds seria interessante não fosse a dificuldade em encontrar dados que permitam uma comparação directa entre os blogs; a menor popularidade de algumas ferramentas, como é o caso do Bloglines, impossibilita uma maior profundidade na análise a este tipo de dados.

  1. 1 Blogosfera Lusa: Análise 1 v2.0 « PubADdict

    […] Antes de enveredar por outras análises, resolvi fazer um pequeno tendo upgrade à primeira tendo em conta o feedback então recebido. Foram incluídos dados do Blogpulse, e o valor para os dados Technorati representa desta feita o total de links para cada blog. Neste último índice verifica-se que, em comparação com a versão anterior, quer o Blasfémias quer O Insurgente ultrapassam o Causa Nossa; sendo que no caso blasfemo há mesmo um assumir de ‘liderança’ face ao Abrupto. Num próximo post irei abordar a relação entre número de links e número de blogs que linkam de acordo com os dados Technorati. […]

  2. 2 Memória Virtual » BLOGOSFERA EM 2006 (XVIII)

    […] No final do mês de Julho, é apresentada no PubADdict uma “representação gráfica da blogosfera”. […]

  3. 3 Memória Virtual » BLOGOSFERA EM 2006 (XVIII)

    […] No final do mês de Julho, é apresentada no PubADdict uma “representação gráfica da blogosfera“. […]




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: