SciFi Channel Lança Focus Groups Online

No início deste mês falei aqui sobre a possibilidade das cadeias televisivas recorreram à web como um local de ‘testagem’ de produtos, aproveitando o fluxo de espectadores e o volume de comentários para avaliar um determinado programa antes de este ser emitido. Na altura escrevi que a melhor forma de realizar tal desiderato, por oposição a recorrer a plataformas como o Youtube, seria:

a criação por parte das próprias cadeias televisivas de uma comunidade crítica online. Basicamente seria o disponibilizar de segmentos de episódios piloto como é o caso, numa plataforma online criada para o propósito, onde os consumidores-críticos poderiam avaliar o interessa recorrendo ao feedback via comentários, como até acrescentando índices de análise quantitativos.

No dia 14 deste mês, o SciFi Channel nos Estados concretizou esta ideia (obviamente que não existe relação entre os dois casos) colocando online o episódio piloto de ‘The Amazing Screw-On Head’, um programa de animação que apenas será emitido no canal no dia 22. Para além de lançar o episódio online, é pedido a cada espectador que no final do mesmo preencha uma pequeno questionário acerca deste, cobrindo aspectos como a história e as personagens.

A opção pela solução online, ao invés dos tradicionais focus groups, pautou-se pelo menor custo desta solução mas sobretudo porque permite recolher possivelmente milhares de opiniões quando comparado com as soluções normais que para se atingir números na ordem das centenas exigem demasiado tempo e recursos. De acordo com Craig Engler, vice-presidente do SciFi Channel, a opção deveu-se também ao facto de a empresa não ter a certeza do potencial do programa, pelo que necessitou de o submeter a escrutínio público. Relativamente ao futuro deste tipo de abordagem Engler acrescentou que:

A lot of traditional piloting will continue because of economic reasons, but this gives an opportunity for shows that we might not normally even make a pilot out of. We can test it online, and maybe go a more inexpensive route when developing it. Maybe we make a six-minute pilot instead of 22-minute one.

A mim parece-me ser este o caminho a trilhar nos próximos anos, tanto devido às potencialidades oferecidas como pela evolução apresentada em termos do acto de visualizar recursos multimédia online – de referir que no Domingo o site Youtube atingiu a marca dos 100 milhões de videos por dia! Televisão, cinema, videoclips e mesmo a indústria da música pode beneficiar desta abordagem. Só têm de dar a palavra aos consumidores, que agora estão disponíveis em larga quantidade, a custo reduzido e de livre vontade!

Tags: Market Research technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: