Efeito Cabeçada

Poucas pessoas no Mundo estarão ignorantes do que se passou na final do Campeonato do Mundo disputada Domingo à noite; mais do que o resultado será a cabeçada de Zidane em Materazzi o tópico mais recordado do jogo. Exemplificando isso mesmo, nada como verificar o buzz que se gerou acerca de Zidane nos últimos dias:

zidane_technorati

Como se pode verificar o número de posts acerca de ‘Zizou’ atingiu quase os duzentos, quando o máximo anterior se ficou por volta dos 50. Portugal também não escapou a esta tendência como se pode verificar pelo gráfico Destakes:

zidane_destakes

Claro que nesta análise terá que ser tido em conta factos extra-cabeçada como sejam a eleição de Zidane como Melhor Jogador do Mundial e ter sido este o último jogo da carreira do francês. Para despistar dentro do possível esta influência, analisemos os mesmos gráficos para o italiano Materazzi:

materazzi_technorati

materazzi_destakes

A diferença verifica entre o pico de dia 9, onde atingiu os 35 posts no índice Technorati, é ainda superior ao seu máximo anterior de 5 posts; ou seja, 7 vezes mais por comparação ao crescimento de Zidane situada numa ordem de grandeza de 5 vezes mais posts. Podemos afirmar que a notoriedade de Materazzi ganhou por arrastamento face a ter sido vítima de uma agressão de Zidane, embora haja que descontar a potencial influência exercida pelo golo apontado pelo italiano, que também apontou uma grande penalidade e cometeu aquela que deu o golo inaugural aos franceses.

Tags Technorati: , , ,

Tags Destakes: Buzz; Estudos de Mercado; Zidane; Materazzi




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: