Adolescentes e a Web: Oportunidades de Marketing

Um estudo da Burst Media, realizado nos E.U.A. lançou novas luzes acerca da relação entre adolescentes (13-17 anos) e a Internet. A dependência da ligação à web parece crescer, sendo que 37.4% dos inquiridos referiu passar mais tempos na Internet do que a fazer outras coisas. Mas o mais interessante do ponto de vista do marketing refere-se à utilização e importância atribuída às social networks.

Sessenta e um por cento dos inquiridos referiu já ter visitador uma social network, referindo que desses 61% tornaram-se membros dessa comunidade. Mas mais interessante é o facto de os adolescentes mostrarem uma crescente confiança na Internet na altura de recolher informação acerca de series de tv, filmes ou música. De facto, 28% dos inquiridos referiu ser a web a melhor fonte de informação acerca desses temas, constrastando com os cerca de 17% que referiram TV, Rádio ou Word-of-Mouth. A Web surge em segundo lugar (26%) como local preferencial para recolha de informação específica acerca de filmes e series de TV, logo atrás da televisão (29%).

A integração desta informação indica claramente a Web como principal fonte de persuasão para este target; não só pela importância que os adolescentes dão à informação aí recolhida, mas sobreutudo pelo tempo dispensado a navegar pela internet. O tempo de exposição a este meio torna-o claramento um alvo apetecível para o desenvolvimento de campanhas de marketing direccionadas para esta faixa etária.

Technorati Tags: , ,
Tags Destakes: Media, Marketing, Estudos de Mercado 


  1. leste o post depois de o acabares? há algumas coisas que ou não fazem sentido ou estão mal explicadas. Nomeadamente o 2º parágrafo.

    Quanto a desenvolver campanhas para essa faixa etária, há ainda um longo caminho a percorrer. Enquanto não se perceber que não é com pop-ups, pop-unders e super-pop’s que se chega a este target, muitos tiros serão dados ao lado.

  2. Confesso que não percebo a que te referes no 2º parágrafo. Mas como já li o post várias vezes e fui eu que o escrevi, é natural que não veja confusão no que está escrito.

  3. pois, é a chamada miopia de autor.🙂
    Talvez tenha sido eu a perceber mal, mas no segundo parágrafo parece falares duas vezes da mesma coisa.
    E já agora, são mesmo 61% visitantes registados dos 61% que já algumas vez visitaram? e 1º dizes serem 28% os que escolhem a web para recolherem info sobre os assuntos e depois falas em 26. São coisas diferentes e eu é que não percebi o que querias dizer?Se assim for, desculpa a minha confusão.

    obgd pelo link.

  4. De facto é um pouco de ambas: ambiguidade na minha escrita que provoca confusão na leitura.

    61% dos inquiridos afirmaram já ter acedido ao uma social network; desses sessenta e um por cento, 61% registaram-se! O problema aqui é o facto do valor percentual ser o mesmo.

    No segundo caso tratam-se efectivamente de assuntos distintos: os 28% referem-se ao número de inquiridos que colocaram a web como local priveligiado para recolha de informação sobre filmes e bandas de música. Já os 26% refere-se a recolha de informação específica sobre uma determinada série ou filme.

    Espero que tenha conseguido explicitar as coisas melhor.

  5. ah ok. got it. a minha dúvida no 1º caso era essa e outra. pessoalmente, do que conheço dessas ‘social networks’, para se aceder a elas, é exigido o registo. Daí ter achado que se tratava da mesma coisa.

    No segundo, tinha de facto percebido mal.




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: