Formas Luso: Enfâse na Forma

formas_lusoEm poucos mercados será tão importante a embalagem como o é no das bebidas. Basta atentar no célebre caso da Coca-Cola que com o seu design diferente conseguiu demarcar-se dos concorrentes e criar uma imagem de marca que perdura. Uma garrafa de Coca-Cola é inconfundível em qualquer parte do Mundo, mesmo que não tenha rótulo algum. É de tal forma marcante que deve ser a única embalagem que virou protagonista de filme ('Os Deuses devem Estar Loucos')!

Tinha acabado de beber uma 'Formas Luso Morango' quando dei por mim a contemplar a garrafa. De facto há que dar os parabéns ao designer! Não só é ergonómica, o que permite transportá-la na mão tornando-a um 'companheiro de viagem', como é esteticamente agradável. Um exemplo concreto de coordenação entre o sentido estético e o prático. O rótulo é também uma parte fundamental com o desenho de uma figura masculina e outra feminina a serem realçadas pela transparência.

Mas o que me fascinou é que se retirarmos qualquer identificação com a marca à garrafa, ela continua a transmitira a mensagem da campanha: 'perca peso com prazer'! A ergonomia foi alcançada adelgaçando a zona central do recipiente dando-lhe uma ar 'atlético' e 'saudável'. É um objecto que preenche uma série de funções atitudinais para o seu portador: é útil, porque 'mata' a sede e ajuda a emagrecer; transmite uma imagem de alguém que se preocupa com a saúde e que quer ser 'melhor' (claro que aqui 'melhor' é dependente dos conceitos de beleza culturalmente estabelecidos e aceites); e expressa valores como sejam o desejo de uma vida activa. Para completar tem um sabor excelente!


Technorati Tags: , ,


  1. maria

    acho as formas luso muito boas Tira u aptetite de se alimementar ,, !!!!! e é muito útil !

  2. Joana

    A nova água que a Luso lançou, apelidada de Formas Luso, salvo erro, é uma boa “caca” não sei como há pessoas que conseguem beber aquilo. Água de morango? Baaah… Comprei uma vez, provei e deitei no lixo…bebam água natural e façam exercício! Que aquela porcaria de água que até arranha na garganta ao beber, concerteza não deve fazer bem à saúde! Esta é para vocês, “os da Luso”, que só querem é vender!

  3. mariadarosa

    Concordo com o que escreve sobre a parte da garrafa, mas não gosto da publicidade televisiva quando a Srª D. Margarida diz;

    ” Faça como eles …. ” Parece querer dizer, sim, como eles por eu cá não bebo.

    Se é que me fiz entender.

  4. mariosousa

    por mt q discorde das técnicas de marketing utilizadas e de toda akela mania e ideia, quase obsessao, da simples perda de peso, a base cientifica da água formas luso é real e cientificamente comprovada, reduzindo e retardando a absorçao lipidica no intestino. Mas nao esperem nenhum milagre, pois este efeito é mt reduzido, por ixo o melhor é beber água natural e praticar desporto!

  5. pois eu ja bebi … mas nao fez nada e so publicidade mas havia de ser poribido n estou de acorde




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: