Marketing Político

Como quem anunciava a boa nova ao Mundo, António Vitorino, no programa 'Notas Soltas' de hoje, descrevia a forma como a campanha de reeleição de Clinton havia sido conduzida dando especial ênfase ao uso de focus groups na procura de compreender o impacto que as mensagens que o candidato lançava ia tendo nos diversos sectores da população. O ex-ministros socialista afirmava que esse seria o futuro das campanhas políticas portuguesas. Esqueceu-se foi de enfatizar que esse 'futuro' representa apenas um ganho no atraso que levamos!

Antes de mais há que realçar que a forma como as campanhas dos políticos americanos são encaradas tem a ver com uma necessidade de 'sobrevivência'. Os Estados Unidos, como o nome indica e nos tendemos a esquecer, são uma Federação de Estados que partilham entre si uma nacionalidade, uma língua (cada vez menos) mas pouco mais. Culturalmente cada Estado tem a sua identidade, tem os seus valores e a sua ideologia; não se pode comparar um eleitar texano com um proveniente do Utah!

Este pluralismo obriga a que um candidato, para ter sucesso, se saiba moldar de acordo com o público do momento; mesmo quando comunica para a Nação, sabe que há conteúdos da mensagem distintos e que procuram atingir segmentos diferentes, e por vezes opostos, da população. Um político americano é sobretudo – mas não só! – um produto de marketing que a sua equipa procura vender ao maior número de eleitores. Recorre a sondagens e estudos de mercado faz parte do 'american way of life' e representa um importante indicador de desenvolvimento civilizacional: o querer e saber escutar a voz do eleitor/consumidor!

A indústria do marketing percebeu isso antes de todos, mas a política não demorou muito a acompanhar as novas tendências (isto há mais de 40 anos!). Nós por cá é que nos mantemos fechados no nosso autismo retrógada!


Technorati Tags: , ,




    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: