Análise de Popularidade com o Google

Cada vez mais o Google deixa de ser um motor de pesquisa para se tornar uma ferramente indispensável no dia-a-dia da maioria das empresas que têm a web como plataforma essencial do seu desempenho. Esta semana foram anunciados mais 4 'produtos/ferramentas' Google: o Google Co-op, Google Desktop versão 4, Google Notebook (ainda não se encontra activo), e o Google Trends. Esta última ferramenta é a que, do ponto de vista do marketing, apresenta de imediato vantagens para quem procura saber o impacto que a sua empresa/marca/produto tem no mercado, podendo ainda inclusive alargar a pesquisa a competidores directos comparando resultados. O Google Trends permite que se comparem até 5 termos simultaneamente.

A ferramente faz uma análise de uma porção do tráfego total Google de cada termo, criando um gráfico de volume de notícias bem como indicando o número de vezes que cada termos surgiu no Google News assinalando-os no mapa. Do ponto de vista de um departamento de marketing de uma empresa trata-se de uma ferramente indispensável para acompanhar a progressão de uma marca face ao mercado e ao buzz que esta vai criando. O Google Trends permite ainda que se restrinja a pesquisa a determinada região do globo ou a nível temporal; como extra permite ainda verificar quais as cidades onde o termo tem gerado mais impacto noticioso.

A parte negativa advém do facto de os blogs terem ficado de fora do motor de pesquisa, ao contrário do que sucede com o Google Finance; um 'lapso' que se espera ser resolvido pela empresa que, para este produto, abandonou o eterno 'Beta' para lhe emprestar um mais atractivo 'Labs'.

Em jeito de exemplo ficam aqui duas comparações que realizei:

1. Operadores de Telecomunicações Móveis

trends

2. Estações de Televisão de Canal Aberto

trends2

Via: Micro Persuasion 


Technorati Tags: , ,





Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: