Código de Conduta e Crachás? Não, Obrigado!

Tenho a certeza que Tim O’Reilly estava (e está) cheio de boas intenções com a sua proposta de um código de conduta para bloggers, mas a absurdidade da questão choca-me! Os blogs são espaços livres e penso que deverá partir de cada um que os frequenta, e sobretudo dos próprios bloggers, nunca de uma pseudo-censura comunitária que decide aquilo que deve ser apropriado para o meu blog ou não!

A busca de um mundo idílico acaba quase sempre em ditadura e eu não estou disposto a perder as liberdades que a blogosfera me dá na defesa das minhas opiniões, apenas porque há quem não saiba respeitar os outros! Qual a utilidade de um código de conduta para bloggers que só será subscrito por aqueles que já o praticamente sem necessidade de tal estar institucionalizado? Pior mesmo só a  ideia dos crachás!!!

Sejamos honestos, a liberdade de expressão será sempre atacada pela falta de respeito que alguns idiotas têm pelos outros; mas não devemos sacrificar este ideal na busca de um socialmente correcto castrador das liberdades de todos. Há dúvidas que assim que o sistema de crachás for avante haverão grupos a pressionar para a ostracização dos blogs que não adiram a este código censório?

A boa educação e o bom senso devem vir das próprias pessoas e não serem-lhes forçadas por outros. No que a este blog diz respeito irei continuar a reger-me pelo meu código de conduta, dando toda a liberdade aos leitores para comentarem. Já levo 4 anos de blogosfera, tendo blogado sobretudo em blogs de futebol onde o insulto é algo recorrente. Até hoje apaguei apenas comentários (e esses contam-se pelos dedos de uma mão) porque os insultos que continham dirigiam-se a pessoas às quais o post não dizia respeito nem com ele ou comigo estavam relacionadas. No resto, recomendo a leitura deste post de Jeff Jarvis para perceber um pouco do que está em jogo.

Será um dia negro para a blogosfera aquele em que um tal código se torne regra e não excepção!

Tag: Blogs technorati_logo sapotags_logo marcantes_logo destakes_logo favoritos_logo delicious_logo wordpress_logo

  1. 1 Do Código à Censura « PubADdict

    [...] 2, 2007 in Blogs De uma ideia benevolente, ainda que absurda, até à censura vai um pequeno passo. Pelo menos se depender de Tessa Jowel, secretária de estado [...]




Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

